Chineses
constroem avião que voa a meio metro de altitude
Redação
do Site Inovação Tecnológica - 17/07/2007

Asa em efeito solo
Aviões do tipo WIG exploram um
fenômeno conhecido como "efeito solo", que ocorre quando um avião voa
muito próximo ao chão. O precursor dos aviões com asa em efeito solo é o
Ekranoplan, desenvolvido pela extinta União Soviética durante a guerra fria,
que media 100 metros de comprimento e conseguia voar a 400 km/h carregando mais
de 400 toneladas de carga.
A uma altura aproximadamente
equivalente ao dobro da envergadura de asas, os vórtices existentes na parte
posterior das asas, que normalmente causam arrasto, são destruídos. Isto
permite que a aeronave viaje muito mais rapidamente através do ar. Graças ao
aumento na sustentação, o consumo de combustível é também bastante reduzido.
Rápido como avião, seguro como
navio
A versão
chinesa do WIG, cujo nome não foi divulgado, consegue voar a altitudes entre
0,5 e 5 metros da superfície do mar, alcançando velocidades de até 300
quilômetros por hora e levando 4 toneladas de carga.
"Ele é tão seguro quanto um
navio, embora seja seis ou sete vezes mais rápido," afirmou Xu Zhengyu, da
equipe de pesquisadores que desenvolveu o avião na Universidade Tongji, em
Shangai. "E ele consegue carregar muito mais peso do que os aviões
normais, além de custar no máximo a metade e usar metade do combustível."
O pesquisador afirmou que o
cronograma da equipe é construir uma versão capaz de carregar 50 passageiros
até 2013. Até 2017, intenção é ter 200 aviões WIG capazes de carregar entre 200
e 400 toneladas.
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