MICHEL
FOUCAULT E A
“MICROFÍSICA
DO PODER”
Para explicar porque, em diversas situações
quem deveria resolver, acaba gerando novo problema. Um porteiro, um policial,
um atendente. Impedem, restringe e joga leis e educação no lixo. TODOS deveriam ler esta obra espetacular da filosofia francesa, global.
1. O poder
O poder deve ser analisado como algo que circula, que funciona em cadeia. Nunca
está localizado aqui ou ali, nunca está nas mãos de alguns, nunca é apropriado
como riqueza ou bem. O poder funciona e se exerce em rede. Os
indivíduos, em suas malhas, exercem o poder e sofrem sua ação. Cada um
de nós é, no fundo, titular de um certo poder e, por isso, veicula o
poder.
Os poderes periféricos e moleculares não foram confiscados e absorvidos pelo
Estado; não são necessariamente criados pelo Estado. (Poderes
periféricos e moleculares: poder exercido por indivíduos, grupos,
empresas, cientistas, comunicadores, etc...). Os poderes se exercem em níveis
variados e em pontos diferentes da rede social e neste complexo os micro-poderes
existem integrados ou não ao Estado.
É preciso dar conta deste nível molecular de exercício do poder sem
partir do centro para a periferia, do macro para o micro.
1.1. Relações
de poder
Os poderes não estão localizados em nenhum ponto específico da estrutura
social. Funcionam como uma rede de dispositivos ou mecanismos (tecnologia do
corpo, olhar, disciplina) que nada ou ninguém escapa.
O poder não é algo que se detém como uma coisa, como uma propriedade, que se
possui ou não. Não existe de um lado os que têm o poder e de outro aqueles que
se encontram dele apartados. Rigorosamente falando, o poder não existe; existem
sim práticas ou relações de poder. O poder é algo que se exerce, que se efetua,
que funciona.
O poder não é substancialmente identificado com um indivíduo que o possuiria;
ele torna-se uma maquinaria de que ninguém é titular. Logicamente nesta máquina
ninguém ocupa o mesmo lugar; alguns lugares são preponderantes e permitem
produzir efeitos de supremacia. De modo que eles, podem assegurar uma dominação
de classe, na medida em que dissociam o poder do domínio individual.
1.2 O poder exercido como disputa e luta
Onde há poder há resistência, não existe propriamente o lugar de resistência,
mas pontos móveis e transitórios que também se distribuem por toda a estrutura
social.
A guerra é luta, afrontamento, relação de força, situação estratégica. Não é um
lugar que se ocupa, nem um objeto que se possui. Ele se exerce, se disputa.
Nessa disputa ou se ganha ou se perde.
1.3 Concepções negativas e positiva do poder
Concepção negativa do poder: vinculado ao Estado como aparelho
repressivo que castiga para dominar.
Concepção positiva do poder: direciona a vontade para a
satisfação de desejos e prazeres. O capitalismo não se manteria se fosse
exclusivamente baseada na repressão.
1.4 Objeto do poder: o corpo
O poder atinge a realidade concreta dos indivíduos: o corpo.
Os procedimentos técnicos do poder sobre o corpo são: controle
detalhado e minucioso de gestos, atitudes, comportamentos, hábitos e discursos.
É preciso parar de sempre descrever os efeitos do poder em termos negativos:
ele exclui, ele reprime, ele recalca, ele censura, etc. O poder, em sua positividade,
tem como alvo o corpo humano não para supliciá-lo, mutilá-lo, mas para
aprimorá-lo, adestrá-lo.
O corpo só se torna força de trabalho quando trabalhado pelo sistema político
de dominação característico do poder disciplinar.
2. A disciplina
A disciplina visa gerir a vida dos homens, controlá-los em
suas ações para que seja possível e viável utilizá-los ao máximo, aproveitando
suas potencialidades e utilizando um sistema de aperfeiçoamento gradual e
contínuo de suas capacidades.
Objetivo econômico e político: aumento do efeito de seu
trabalho, isto é, tornar os homens força de trabalho dando-lhes uma utilidade
econômica máxima; diminuição de sua capacidade de revolta, de resistência, de
luta, de insurreição contra as ordens do poder, neutralização dos efeitos de
contra-poder, isto é, tornar os homens dóceis politicamente.
2.1 As quatro fases da disciplina
a) Organização do espaço: é
uma técnica de distribuição dos indivíduos através da inserção dos corpos em um
espaço individualizado, classificatório, combinatório. Isola em um espaço
fechado, esquadrinhado, hierarquizado, capaz de desempenhar funções diferentes
segundo o objetivo específico que dele se exige.
b) Controle do tempo:
estabelece uma sujeição do corpo ao tempo, com o objetivo de produzir o máximo
de rapidez e o máximo de eficácia.
c) Vigilância: é um de
seus principais instrumentos de controle; o olhar que observa para controlar.
d) Registro contínuo de
conhecimento: anota e transfere informações, - à partir de observações
sobre os indivíduos em suas atitudes, ações, falas, etc, - para os pontos mais
altos da hierarquia do poder. Nenhum detalhe, acontecimento ou elemento
disciplinar escapa a esse saber.
3. O olho do poder
A disciplina é uma técnica de poder que implica uma vigilância perpétua
e constante dos indivíduos. Não basta olhá-los às vezes ou ver se o
que fizeram é conforme à regra. É preciso vigiá-los durante todo o tempo da
atividade e submetê-los a uma perpétua pirâmide (hierarquia) de olhares.
É assim que no exército aparecem sistemas de graus que vão, sem interrupção do
general-chefe até o ínfimo soldado, como também os sistemas de inspeção,
revista, paradas, desfiles, etc., que permitem que cada indivíduo seja
observando permanentemente.
4. A construção da verdade
pelo poder
4.1 O
poder é produtor de individualização
O poder disciplinar não destrói o indivíduo; ao contrário, ele o fabrica. O
indivíduo não é outro do poder, realidade exterior, que é por ele anulado; é um
de seus mais importantes efeitos.
A ação sobre o corpo, o adestramento do gesto, a regulação do comportamento, a
normalização do prazer, a interpretação do discurso (fala), com o objetivo de
separar, comparar, distribuir, avaliar, hierarquizar, tudo isso faz com que
apareça o homem individualizado como produção do poder e objeto de
saber das ciências humanas.
O poder é produtor de individualidade. O indivíduo é uma
produção do poder e do saber. Não há relação de poder sem constituição
de um campo de saber, como também reciprocamente, todo saber constitui novas
relações de poder.
4.2 Exemplos concretos
a) Século XVIII → nasce a prisão –
isolamento celular – total ou parcial.
b) Hospício → produz o louco como doente
mental, personagem individualizado a partir da instauração de relações
disciplinares de poder.
c) Século XIX → organização de paróquias
→ institucionaliza o exame de consciência e da direção espiritual e a
reorganização do sacramento da confissão, desde o século XVI, aparecem como
importantes dispositivos de individualização.
4.3 A verdade sobre o indivíduo produzido pelo poder
A disciplina é o conjunto de técnicas pelas quais os sistemas de poder vão ter
por alvo e resultado os indivíduos em sua singularidade. Para individualizar a
pessoa, utiliza-se do exame, que é a vigilância permanente,
classificatória, que permite distribuir os indivíduos, julgá-los, medi-los,
localizá-los para utilizá-los ao máximo.
Tudo o que se refere à própria pessoa é a hierarquia do poder que constrói
a verdade sobre o indivíduo, o qual não tem participação na construção
da verdade sobre si mesmo. Jamais é consultado, interrogado para dizer sobre si
mesmo.
Às portas fechadas, entre quatro paredes, aqueles que detêm o poder definem
quem é o indivíduo através de julgamentos, classificações, medições a fim de
individualizá-lo e assim direcionar sua convicção mental a realizar ações,
assumir atitudes e padrões mentais de pensamentos para que seja utilizado ao
máximo pela máquina do poder.
BIBLIOGRAFIA
FOUCAULT, Michel. Microfísica
do Poder. 11ª ed., Rio de Janeiro: Graal, 1997.
MICHEL FOUCAULT E A
“MICROFÍSICA DO PODER”
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