aCar - Um carro elétrico para a África
Redação
do Site Inovação Tecnológica - 29/08/2017
Este é
o ACar, um carro elétrico desenvolvido para a África e outras regiões
tropicais.[Imagem: Chair of Industrial Design/TUM]
Carro elétrico
tropical
Engenheiros
alemães vão apresentar oficialmente no mês que vem, durante o Salão do
Automóvel de Frankfurt, um carro elétrico projetado especialmente para ser
usado na África subsaariana.
O
veículo foi projetado para suportar as condições do tráfego por estradas de
terra e o calor da região, bem como para atender as múltiplas necessidades da
população local.
Para
isso, o aCar - um carro para a África - foi projetado para o transporte de
passageiros e de carga, bastando pequenas variações na estrutura da carroceria.
O
projeto, apoiado pela Fundação de Pesquisa da Baviera desde 2015, foi
coordenado por engenheiros da Universidade Técnica de Munique, que se
associaram a parceiros de outras instituições e da iniciativa privada.
Testes
O
primeiro protótipo ficou pronto em maio de 2016 e foi testado na Alemanha. Em
julho de 2017, ele foi enviado para Gana, para testar a tecnologia e o conceito
nas condições locais.
Um
ponto importante foi testar o impacto das temperaturas mais altas e da umidade
do ar nos sistemas elétricos. "Nós reunimos muitos dados que agora temos
que avaliar. Mas já podemos dizer que o aCar cumpriu todos os requisitos
necessários e até ultrapassou nossas expectativas," disse o professor
Sascha Koberstaedt.
Dada
a sua versatilidade, os testes mostraram que o aCar é interessante não apenas
para a África e outras regiões tropicais, mas também para o mercado automotivo
dos países desenvolvidos, acrescentou o engenheiro.
O
veículo foi testado em Gana, dirigido também por moradores locais. [Imagem:
Chair of Industrial Design/TUM]
Dados técnicos
O
veículo destina-se ao transporte de passageiros e carga, com uma capacidade de
carga total de uma tonelada e autonomia de 80 quilômetros. O peso do veículo
vazio é 800 kg, ele mede 3,7 metros de comprimento por 1,5 de largura e 2,1 de
altura e sua cabine tem espaço para duas pessoas.
Ele
pode ser recarregado em uma tomada residencial - o recarregamento demora 7
horas - e também conta com um reforço adicional de painéis solares que podem
ser colocados no teto da cabine e da versão fechada da carroceria, aumentando
sua autonomia. As baterias têm uma capacidade de 20 kWh.
As
baterias também podem ser utilizadas quando o veículo estiver parado, provendo
uma fonte de energia para uma ampla variedade de outras aplicações possíveis.
A
equipe projetou vários módulos para a carroceria, que podem ser usados de
maneira intercambiável. Módulos adicionais poderão transformar o veículo, por
exemplo, em um consultório médico móvel ou uma estação de tratamento de água.
Fábrica na África
O
próximo passo é terminar o projeto da fábrica do carro elétrico, também
modular, para que ele possa ser fabricado na África, para fortalecer as
economias locais. A fim de tornar o automóvel acessível para os padrões de
renda da África a equipe acredita o preço do veículo básico deve ser mantido
abaixo dos 10.000 euros a longo prazo (cerca de R$37.000).
"É
claro que teremos de importar componentes de alta tecnologia no início, como a
bateria e os motores elétricos," comentou o professor Martin Soltés.
"A construção, com peças fundidas e parafusadas, viabiliza processos de
fabricação simples com custos de investimento muito baixos," acrescentou
seu colega Wolfram Volk.
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